segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Rebeldes centro-africanos reiteram ameaça de tomar capital do país


31 de Dezembro de 2012  14h40  atualizado às 14h44
Os rebeldes centro-africanos da coalizão Seleka, que no domingo chegaram a Bangui, capital da República centro-Africana (RCA), ameaçam tomar a cidade e acusam o governo do país de atacar a população local.
Em declarações aos meios de comunicação, o porta-voz da Seleka, Eric Massi, pediu uma intervenção imediata dos soldados da Força Multinacional da África Central presentes na zona para colocar um fim à violência contra os civis.
"Se as forças africanas não intervirem para acabar com a violência e assassinatos, eles não nos impedirão de fazer justiça com as nossas próprias mãos", disse Massi.
Durante a declaração, o porta-voz da Seleka colocou em dúvida a sinceridade das promessas feitas pelo atual presidente rotativo da União Africana (UA), Yayi Boni, chefe de Estado do Benin, e pelo líder centro-africano, François Bozizé, em reunião realizada no domingo em Bangui.
Durante o encontro, Bozizé se mostrou disposto a negociar com a rebelião em Libreville e a formar um governo de união nacional para acabar com a crise que seu país atravessa.
Bozizé respondeu com estas promessas aos chamados feitos pelos líderes dos países-membros da Comunidade Econômica dos Estados da África Central (CEEAC), reunidos em N'djamena (Chade) em 21 de dezembro, que pediram que os rebeldes e o governo da RCA iniciem uma negociação.
Os líderes da CEEAC também lançaram um ultimato ao grupo rebelde para que retire suas tropas das cidades ocupadas, que expirou na semana passada.
A coalizão rebelde armada já se encontra em Bangui após ocupar uma dezena de cidades do país desde princípios deste mês.
Os rebeldes manifestaram seu interesse para negociar, mas mantiveram suas posições e sua progressão rumo a Bangui.
A situação na República centro-Africana se agravou desde que, no início de dezembro, a coalizão Seleka rumasse para o norte do país ao considerar que o presidente, François Bozizé, não tinha respeitado os acordos de paz assinados em 2007.
Estes tratados contemplavam - entre outros assuntos - a integração de combatentes rebeldes no Exército centro-africano, a libertação de uma série de prisioneiros políticos e o pagamento aos milicianos sublevados que optassem pelo desarmamento.
Os guerrilheiros da Seleka, que ameaçam depor Bozizé se ele se negar a negociar, continuaram tomando o controle de cidades no norte até chegar a Bangui. EFE

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Papa Bento XVI pede construção de 'nações em paz' durante Missa do Galo

Redação SRZD | | 25/12/2012 08h56
O Papa Bento XVI celebrou na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a tradicional Missa do Galo na noite deste segunda-feira. O Pontífice pediu paz na Palestina, Síria, Líbano e Iraque.
Acompanho de cerca de 30 cardeais, Bento XVI rezou para que os critões "conservem" suas moradas em países que vivem em guerra civil, além de que construam nações "na paz de Deus" com muçulmanos.
"Estamos completamente repletos de nós, de modo que já não há espaço para Deus", afirmou o Papa.
"Correntes de pensamento muito difundidas dizem que a religião seria a causa da violência e das guerras no mundo; que seria preciso libertar a humanidade da religião para se estabelecer a paz;(...) O certo é que a religião serviu como pretexto para a intolerância e a violência", completou, para ver esta e outras clique aqui!...

Jornal SRZD

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Blog da Leili | em busca da explosão de sabores

DELICIOSAS RECEITAS
Pratos frios e quentes para gente inteligente
Blog da Leili | em busca da explosão de sabores

Estudantes da Nasa fazem vídeo com paródia da canção 'Gangnam Style'


Global Utilities

Informações & Publicidades

Colaboração G1

Gravação foi feita no Centro Espacial Johnson, que fica em Houston.Versão mostra trabalhos feitos no local, como o treinamento de astronautas.


Estudantes do Centro Espacial Johnson, que pertence à Agência espacial americana (Nasa), gravaram um vídeo com a versão "científica" da música “Gangnam Style”, do cantor sul-coreano Psy.
A gravação, que já teve mais de 1,3 milhão de acessos no YouTube, apresenta as instalações do centro de comando de voos tripulados em Houston, no Texas. A letra da nova versão, que tem o título "Nasa Johnson Style", detalha parte dos trabalhos realizados no local, entre eles o treinamento de astronautas que são enviados para a Estação Espacial Internacional.
Assista o vídeo aqui!...

domingo, 16 de dezembro de 2012

Técnologia


Alerta Notícias

Global Utilities

Informações & Publicidades
ICAAN - Governança da Internet

At-Large Livro Branco sobre os Desafios do Futuro intitulado Fazendo ICANN Relevante, ágil e respeitado

O Livro At-Large White em "Fazer ICANN relevante, responsável e respeitada" (Livro Branco R3) procura abordar as questões que estão sendo levantadas sobre se o ecossistema atual de governança da Internet, incluindo ICANN, é capaz de se adaptar às mudanças recentes no ecossistema que têm tido lugar, e mais especificamente, dentro das quatro áreas:

  1. O interesse público global;
  2. O Sistema Multilateral - uma escolha para o futuro
  3. Governança Global, e
  4. Cooperação Institucional e Prática.
O documento sugere uma série de recomendações sobre como os desafios dentro dessas áreas podem ser abordadas.
O objetivo deste período de comentário público é obter feedback e recolher contributos comunidade mais ampla para o desenvolvimento futuro do presente Livro Branco.

Vínculo com a caixa de comentários do público.

O Governo francês respondeu neste domingo à indignação do ator Gérard

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Fortes chuvas coloca áreas em risco em S. Paulo

São Paulo tem 98 mil vivendo em área de alto risco

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO
Informações e Publicidades

A cidade de São Paulo entra na época dos fortes temporais de verão --que devem ocorrer até março-- com 98 mil pessoas morando em áreas com alto risco de desabamento ou deslizamento.
Kassab não consegue atingir meta de urbanização de favelas
Previsão do tempo indica que verão terá muitos temporais
Análise: Há boas iniciativas, mas insuficientes quando se fala em garantir segurança
O grande contingente de pessoas em loteamentos precários ou favelas está espalhado por todas as regiões, segundo mapeamento feito pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e divulgado pela prefeitura em 2011.
A maior concentração está na zona sul. No total, somados todos os graus de risco, há 519 mil pessoas vivendo em áreas da capital com alguma ameaça de deslizamento ou desmoronamento.

Folha do Estado de S. Paulo
Veja agora quais são as áreas.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Exército não vai levar civis a julgamento, diz Presidência do Egito

Informações e Publicidades
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O porta-voz da Presidência do Egito foi a público nesta segunda (10) explicar os poderes extras concedidos ao Exército por Mohamed Mursi até o referendo que decidirá pela nova Constituição do país, no dia 15.

Segundo o porta-voz, Khaled Al-Qazzaz, os militares foram convocados somente para proteger os locais de votação durante o pleito, no sábado. Ele afirmou ainda que o presidente instruiu o Exército a conduzir qualquer civil detido por soldados a uma corte civil, em vez de tribunais militares, negando que tenha sido concedida carta branca para a ação dos militares que a organização já havia solicitado para assumir a segurança pública.
"É algo muito diferente do que aconteceu na época do Conselho Supremo das Forças Armadas", afirmou o porta-voz, citando a instância militar que assumiu o poder após a queda de Hosni Mubarak, que atribuiu a si própria o Poder Legislativo. "O presidente decidiu que qualquer detido será julgado em um processo judicial normal e responderá a uma corte civil normal. Não haverá julgamentos militares."

Veja mais!...

Folha do Estado de S. Paulo

Relator do mensalão reconhece que ex-dirigente do PT está livre de punição

Informações e Publicidades

Quatro anos após fechar um acordo com o Ministério Público Federal, o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira teve declarada extinta a punibilidade no processo do mensalão. A medida foi assinada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e relator do processo, Joaquim Barbosa.
              
              Caio Guatelli - 19.mar.2008/Folhapress
Adicionar legenda

"Nos autos dessa carta de ordem, verifica-se que o remanescente do período de prova foi cumprido. Sendo assim, declaro extinta a punibilidade de Silvio José Pereira", determina Barbosa, em despacho assinado na segunda-feira.



Em 2008, Silvio Pereira foi beneficiado pela suspensão condicional do processo, acordo por meio do qual deveria comparecer ao fórum mensalmente, por três anos, e prestar 750 horas de serviços comunitários.
Em troca, Pereira teria seu nome retirado do processo do mensalão, que corre está em julgamento no Supremo Tribunal Federal há quatro meses. Os principais companheiros de Pereira na época do escândalo: o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoíno e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, foram condenados no processo. Veja mais!...

Folha do Estado de S. Paulo

domingo, 9 de dezembro de 2012

Na rica Ribeirão Preto, Bia, 6, não tem certidão de nascimento

DANIELA SANTOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO
Informações e Publicidades

No último dia 27 de novembro Bia completou seis anos. Ao contrário dos seus irmãos e primos, que frequentam a escola, brincam com os colegas e praticam atividades educativas, ela passou o dia em casa. Como sempre. A menina nem nome oficial tem ainda --o Bia adotado nesta reportagem é fictício.





A garotinha é uma das 116 crianças nascidas em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) --uma das cidades mais ricas do país-- com até dez anos de idade que não havia sido registrada até o último Censo do IBGE, em 2010.




Ainda hoje, Bia não é reconhecida legalmente em nenhum lugar --não só na cidade. É como se fosse uma criança invisível, que "não existe" oficialmente.
Além de ficar na casa da mãe, num conjunto habitacional da periferia da cidade, ela também fica na residência da avó, em outra área periférica. Ainda não vai à escola --deverá ser matriculada, se conseguir, em 2013.

Veja matéria completa

Folha Digital do Estado de S. Paulo

sábado, 8 de dezembro de 2012

Tufão Bopha deixa 456 mortos e milhões de desabrigados nas Filipinas

Folha de S. Paulo

Pela primeira vez em quatro dias o número de vítimas do tufão Bopha, que atingiu as Filipinas, não variou e neste sábado se manteve em 456 mortos, 533 desaparecidos e 5,4 milhões de desabrigados.

Passagem do tufão Bopha pelas Filipinas deixa mais de 400 mortos
Menino é resgatado com vida após tufão nas Filipinas

O primeiro boletim do dia do Conselho Nacional de Prevenção e Resposta aos Desastres informou sobre 211.540 pessoas que passaram a noite em 291 abrigos, número 1.929 menor do que o registrado na sexta-feira.

Aqui agora, matéria completa!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Minha arquitetura não aceita regras", disse Niemeyer

Notícia Online

SILVIO CIOFFI

EDITOR DE "TURISMO"

Oscar Niemeyer foi um amigo que herdei de Octavio Frias de Oliveira. Companheiro do "seu" Frias de longa data, parceiros na edificação do Copan, Niemeyer sempre tinha "causos" para lembrar do amigo,"publisher" desta Folha, morto em 2007.














Curvas e concreto compõem vocabulário de Niemeyer
Maior artista do país, Niemeyer fez a arquitetura brasileira ser pop
"A vida é mais importante do que a arquitetura", escreveu Oscar Niemeyer
Niemeyer integrou grupo de intelectuais que aderiu ao Partido Comunista

Folha de S. Paulo


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Análise: Turbulência mostra que população do Egito recusa volta a passado autoritário


ROULA KHALAF
DO "FINANCIAL TIMES" 


















Ao ver os recentes protestos no Egito você pode ter se perguntado se não ocorreu ali uma revolução.
Felizmente, houve de fato uma revolução no Egito no ano passado. E um dos resultados dela é que as pessoas aprenderam o caminho para a praça Tahrir.
Então, quando o presidente recém-eleito emitiu um decreto dando-lhe enormes poderes e imunidade legal, o povo marchou de volta para o centro de sua revolta anterior.
A mensagem da Tahrir agora é simples: apesar de muitos egípcios quererem a estabilidade e o fim da montanha russa da transição política, eles não vão apoiar o retorno de um regime autocrático.
No dia seguinte das manifestações, Mursi parecia ter percebido que a sua tentativa de neutralizar um hostil tribunal constitucional tinha apenas inflamado mais os sentimentos e aprofundado as divisões no país. Leia mais sobre o assunto!...