Elizabeth Wasserman
Se seus filhos estiverem sofrendo com dilemas da Internet, você poderá observar os mesmos tipos de alertas que eles exibem quando lidam com problemas não relacionados à Internet, como agressões, término de relacionamentos, rumores ou mágoas. A diferença é que os sintomas podem ser piores se o drama estiver ocorrendo on-line, afirmam os especialistas.
“É interessante observar que o que acontece on-line pode ter um impacto mais profundo nos adolescentes”, afirma Larry Rosen, professor de psicologia da California State University, Dominguez Hills, e autor de Me, MySpace and I: Parenting the Net Generation (Palgrave Macmillan). “Entre você e a outra pessoa existe a tela. Essa, de certa forma, protege. Se você não conhecer a pessoa que o está agredindo on-line, ela se sentirá à vontade para dizer o que desejar. Estar do outro lado da tela pode dar mais coragem à pessoa de dizer mais, porque ela fica anônima.”
Veja a seguir alguns sinais de que seu filho está enfrentando problemas na Internet, como agressão, assédio, perseguição ou outros inconvenientes on-line:
- Mudança nos hábitos de trabalhos escolares As notas de seu filho pioraram neste semestre? Eles passaram a ser reprovados nas provas? “A qualidade do dever de casa talvez tenha piorado”, comenta Rosen. Esse é um sinal de que algo pode estar errado ou de que algo, ou alguém, pode estar incomodando seu filho.
- Dificuldade em dormir ou excesso de sono “Eles talvez tenham dificuldade em dormir ou estejam relutantes em ir para a escola”, comenta Anne Collier, co-diretora da ConnectSafely, um site para pais, adolescente e educadores sobre o impacto dos sites de relacionamentos. Ninguém deseja confrontar um agressor. Eles podem estar preocupados e não conseguir dormir ou, ao contrário, estar apáticos e querer dormir por causa da depressão. “Esses são sinais de problemas com os colegas”, comenta Collier.
- Maior irritabilidade Seu filho fica irritado com mais facilidade? Sua filha responde a todos de forma áspera? “Eles podem estar mais irritados e dizer que estão doentes o tempo todo ou não querer jantar”, afirma Rosen. “Esses são, basicamente, problemas emocionais com os quais eles estão lidando.”
- Excesso de insegurança A agressão ou o assédio na Internet podem afetar a auto-estima de um adolescente. “Eles podem se sentir e agir como pessoas solitárias ou se sentir humilhados ou extremamente inseguros”, afirma Collier.
- Mais tempo on-line Se você notar que seus filhos ficam mais tempo no computador, e se esse aumento resultar em alguns dos sintomas mencionados anteriormente, esse pode ser outro alerta de que algo está errado on-line. Controle o tempo que seu filho fica no computador e converse com ele se notar mudanças. Cuidado para não retirar completamente seus privilégios on-line, aconselha Collier, pois isso pode tornar a situação mais dramática ou causar um sentimento de isolamento. Em vez disso, crie um plano para reduzir o uso.